segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Texto de Opinião Nível I

1º lugar
Escola Municipal de Ensino Fundamental Klemens Bley –
Cidade: Rolante
Nome do aluno: Jenifer Pospichil Alves
Professora: Patrícia Grings
Minhas Quadras
Eu gostei muito das Quadras Populares, porque elas rimam, são muito interessantes e têm vários sentimentos como: amor, carinho e principalmente falam sobre o coração.
Os Ditos Populares já se espalharam pelo Brasil inteiro e todos gostam deles. Muitas vezes emocionam, como os que falam de carinho e amor, assim como aquele: “quem tem amor tem carinho, carinho no coração.”
Existem muitas Quadras Populares que no começo são engraçadas e no final são tristes ou chatas, mas o interessante delas é que em sua maior parte rimam e acabam sendo descontraídas.
As que mais adoro são aquelas que valorizam o nosso estado e nossa cultura gaúcha, falando de cavalo, pinhão e chimarrão, pois o mate amargo afoga nossas magoas, sem contar que é nossa tradição.
Embora tenha gostado muito das Quadras Populares tem uma que mesmo sendo verdadeira não concordo: “nem domingo sem ter missa, nem segunda sem preguiça”. Segunda-feira é o segundo dia da semana, primeiro dia de ir para a escola, dia de começar com a energia toda e agradecer por mais um dia que inicia.
Como todo bom gaúcho, acredito que as quadras são trovas disfarçadas. Por esse motivo o Rio Grande do Sul possui ótimos contadores de historias.
Quadras Populares são antigas, do tempo da vovó. Sempre nos passam algum ensinamento, seja para alegrar a alma ou para acalmar o pensamento.


2º lugar
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Isabel
Cidade: Araricá -RS
Aluna: Hevellyn Caroline Prestes Cândia
Professora: Paola Esquinatti
Ser Criança
Ser criança é show de bola. Correr, brincar de boneca e também jogar bola.
Mas não podemos nos esquecer que o mais importante é ir à escola.
Ser criança é muito bom, mas temos que saber respeitar os mais velhos, a professora e os irmãos. Assim as pessoas saberão que nós temos educação.
Ser criança é contagiar, correr, cair e levantar talvez até chorar, mas nunca esquecer de sorrir, porque o mais importante é o amor constante.
Ser criança é sonhar, saber amar, ter fé e acreditar que ainda é possível o mundo melhorar.
Ser criança é ser feliz, viver em paz, se divertir, ter paciência e confiança e mostrar que ainda há esperança para aqueles que sonharam em um dia ainda voltar a ser criança.

3º lugarEscola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco

Cidade: São Francisco de Paula
Nome do aluno: Ivanete de Souza
Professora: Maria Inês Melos Lopes
O Gaúcho
Típico do Rio Grande do Sul, este monarca tem como hábito tomar chimarrão, andar pilchado com bombacha, botas, cinturão, chapéu, lenço e camisa de gola. No inverno, para se aquecer do frio, não pode faltar o poncho em suas lidas campeiras.
Sua principal atividade é montar a cavalo e ordenhar os animais.
Nos eventos farroupilhas ele faz gosto de mostrar a sua tradição, além de saborear um gostoso churrasco na vala.
Para um gaúcho ser eternamente feliz, ele precisa de uma linda prenda ao seu lado, para serem eternos namorados e se casarem no dia vinte de setembro, bem no dia farroupilha.
Assim é a vida do gaúcho que cultua a tradição, tendo orgulho e amor pela sua terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário