segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Texto de Opinião Nível III


1º lugar
Escola Estadual Ensino Fundamental Bairro Moinho
Município: Igrejinha – RS
Nome do Aluno: Juslei Suellen Cardoso
Professora: Ângela Soder

O tempo
O tempo é um mistério, algo obscuro, mágico e, se pararmos para pensar sobre ele, nos rouba bastante tempo...
O tempo é remédio, às vezes é solução. Outras vezes é um tédio, um mar, uma imensidão.
Muitos reclamam que ele não passa, mas nada fazem para aproveitá-lo. Outros reclamam que ele é muito rápido, veloz demais, mas, enquanto estão a reclamar, o tempo está a passar...É confuso.
Há três etapas do tempo: passado, presente e futuro. Passado: está consumado, foi. Presente: é agora, neste momento, não seja ausente. Futuro: incerto, mistério, mas que deve ser prevenido, para que, caso chegue a bater-lhe em sua porta, não o receba de mãos vazias...
O tempo é inexplicável, porém é como uma joia: valioso, raro e único. Um tesouro.
Por isso, aproveite seu tempo, faça tudo o que puder fazer hoje, não deixe para amanhã, pode não chegar, e hoje nunca mais vai voltar...

2º lugar
Escola Estadual Ensino Fundamental Maria Emília de Paula
Município: Sapiranga – RS
Nome do Aluno: Bruna Betina de Cândido
Professora: Cláudia Oliveira

Em que mundo vivemos?
Vivemos em um mundo onde o preconceito, a discriminação e o desrespeito tomam conta das pessoas.
Onde o ser humano faz questão de estragar sua vida, nas drogas, na prostituição e na corrupção. E cada vez mais absorvendo sentimentos como o ódio, a ira e a inveja, que destroem vidas, até mesmo de quem não tem nada a ver com a situação.
A quem estamos tentando prejudicar? Colocando lixo no chão, entupindo bueiros, agredindo fisicamente e moralmente o próximo, provocando brigas na família e na escola.
Tudo que fizermos, vai voltar a nós. Devemos ser dignos e assumir nossos erros para que possamos corrigi-los.
Você já parou para pensar em como está sendo sua vida? E o que está fazendo dela? Basta olharmos nas ruas, jovens vendendo os móveis da casa ou roubando para comprar drogas, como o crack e a maconha, ou então oferecendo o próprio corpo por dinheiro.
Em que mundo vivemos? Como será o nosso futuro?
Devemos mudar imediatamente!

3º lugar
Escola Estadual Ensino Fundamental João Ribeiro
Município: Novo Hamburgo – RS
Nome do Aluno: Bianca Schaiane de Araújo

Professora: Jozelina

Poesia, filosofia de vida

Na verdade sempre gostei de poesia porque é um tipo de texto diferente, que envolve alegrias, tristezas, amores, ódios, enfim, todo o tipo de sentimentos e emoções.

No meu dia a dia, tudo ou quase tudo é escrito em forma de poesia. Poesia vem do pensamento, pensamento vem de fora e, pensa quem vem de dentro, pensamento que expectora do meu peito, penso...pensamento a mil por hora, tormento a todo o momento!Poesia é uma coisa para se pensar, refletir, usufruir. Poesia é um dom que poucos possuem, quem tem não sabe o valor, pois não é simplesmente escrever, é também rimar um certo sentimento e envolvimento com o texto, de certa forma, você passa o que está sentindo para os leitores e eles se identificam com a poesia, às vezes retratando um amor que não deu certo, amizade frustrada, mas poesia não vive só de tristeza, vive também de alegria.
Viva a poesia!

Um comentário: