quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Argumentação

Nível III



Escola Anita Garibaldi

Município: Igrejinha

Nome do aluno: Anderson Nunes Paim

Ano/série:8 ªsérie

Idade:14 anos

Nome do professor: Cassiana Barboza



Trabalho X Lazer

Todos conhecem a fábula da cigarra e a formiga, aquela em que quem se dá mal no final é a coitada da cigarra, só por que preferiu se divertir cantando, nos dias de sol e de calor, ao invés de guardar alimento como a formiga.

Acho que a personagem mais equivocada dessa história é a formiga, pois ela se negou a ajudar a cigarra. Aposto que se não fosse a cigarra, a formiga não conseguiria trabalhar com tanta disposição e tanto entusiasmo, pois enquanto a formiga estava trabalhando, a cigarra cantarolava, e a formiga trabalhadora, distraia-se da fadiga

Todos sabem que na vida real existem muitas pessoas que agem como a cigarra e a formiga. Mas temos que unir esses dois aspectos em nossas vidas, ou seja, temos que trabalhar, mas também temos de descansar, nos divertir e cantar.

Uma pessoa que pensa somente em se divertir, em lazer e descanso não almeja um futuro promissor, porque não tem responsabilidades e não consegue se manter financeiramente. Deixa a vida a guiar. Priva-se de boa comida, de um bom lar, de viagens e de ter uma vida mais digna, com conforto e tranquilidade.

Já uma pessoa que vive em nome do trabalho, esquece muitas vezes do lazer, acaba se tornando estressado e sério demais. Esquece às vezes também da própria família e dos amigos. Tudo para ela girar em torno do trabalho. Esquece até mesmo sua espiritualidade.

Que saibamos aprender com ambas as personagens. Com a formiga, o valor da responsabilidade e da dignidade que o trabalho tem, e daquilo que pode proporcionar financeiramente, sem, no entanto supervalorizá-los. Com a cigarra, a importância do lazer, das atividades que nos proporcionam prazer, alegria que nos lembram o quanto humanos somos. O segredo está, na verdade, em termos bom senso quanto a essas duas questões tão importantes em nossas vidas, saber dosá-las, buscando equilíbrio.
-------------------------------------------------------------------------

Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Mauá

Município: Portão

Nome do aluno: Mirela Renata Souza de Marques

Ano/série: 7ª série

Idade:13 anos

Nome do professor: Juliana de Campos Hessler



Aceitação adolescente

É raro existir adolescentes que aceitam-se como são, na verdade todos eles, quero dizer, não só adolescentes como todo mundo tem defeitos, mas os adolescentes reconhecem esses defeitos e por isso e outros motivos muitos deles não aceitam-se como são.

Mas não é só pela aparência que alguns destes adolescentes não aceitam-se. Acredito eu que tem muitos motivos, existe até alguns que não aceitam-se por serem quem são e o que são, ou até mesmo pela família que tem ou, de repente, pelos problemas financeiros e outros mais.

Mas também devemos lembrar que ninguém é perfeito e que nunca devemos julgar as pessoas. Muitas vezes os adolescentes se envergonham por serem muito gordos ou muito magros. Essa vergonha não é apenas deles serem assim. É porque muitas pessoas, ou seja, muitos outros adolescentes que ficam rindo e também ficam, como se diz na gíria “tirando sarro da cara das pessoas”, e por isso, os adolescentes de agora procuram ver a beleza dos outros para se compararem e que não são tão bonitos ou populares e também veem beleza nos outros por besteiras como uma roupa, um telefone e até se o cabelo do outro, ou da outra, é mais bonito do que o seu. E tentam mudar, tentam ficar mais bonitos.

Na verdade esses adolescentes pensam que usando roupas bonitas, tendo o cabelo, o telefone e o corpo mais bonito ou sendo mais populares que os outros que eles vão ser felizes, mas nem o que é bom para um, pode fazer o outro feliz. Porque existem adolescentes que tem tudo o que é outros querem ter e não são felizes.

Eu penso que, na verdade, todos os adolescentes deveriam aceitar-se como são e não procurar ver se existem pessoas mais bonitas que elas ou que fazem as coisas melhores que as outras e também deveriam notar que existem pessoas em piores condições e apesar de tudo são felizes.

Embora todo mundo possa parecer diferente, há algo importante que todos nós temos em comum: “Todos nós somos especiais”...
-------------------------------------------------------------------------------------------
Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Leichtveis

Município: Taquara

Nome do aluno: Natália Cassel da Costa

Ano/série: 8ªsérie

Idade: 14 anos

Nome do professor: Maria Cristina Pfeifer Fonseca

A importância do riso

Se existe algo que a maioria das pessoas gostam, esse “algo” é comédia, e se não fosse deveria ser!

Já vi muita gente dizer: “Rir é o melhor remédio!”, mas somente agora entendi o verdadeiro significado desta frase, pois eu estava em aula, era um dia que eu não estava muito bem, notei que quando a professora começou a trabalhar o segundo fascículo do Ler é Saber, nós rimos muito, em menos de um período eu já estava melhor, e quando lemos a piada do menino e da bicicleta, que assim como eu, a maioria dos meus colegas já conheciam, percebi que mesmo assim todos riram novamente o que me lembrou de uma matéria que eu li a um tempo atrás que falava dos benefícios do riso. A reportagem mostrava que quando não rimos, o nosso sistema nervoso produz uma substância chamada endorfina, a mesma que é distribuída pelo corpo após praticarmos exercícios. Mas o que isso tem a ver com remédio? Bom, essa substância possuí propriedades analgésicas semelhantes as da morfina.

Esta mesma reportagem falava também que quando acontecem aqueles “acidentes chatos”, como por exemplo: bater o dedão do pé, o cotovelo, a mão ou qualquer outra coisa, podemos usar esta estratégia: RIR! Mesmo que seja do nada, pois para ativar esta substância não é preciso ter um motivo, só é preciso rir!

Me perguntei então: o que suscita as pessoas acharem engraçado algo que já é conhecido, antigo? Acredito que seja pelo fato do riso ser uma das coisas mais contagiantes do mundo, também pelas piadas, às vezes terem um final totalmente diferente daquele que imaginamos.

Agora, vamos sair dando gargalhadas, pois para mim, o riso além de endorfina, traz alegria, e uma pessoa que é alegre, risonha e bem-humorada, é também uma pessoa de muita sorte, pois isso é o que eu venho buscando constantemente: SER FELIZ! E quem é feliz não só traz felicidade para si mesmo, mas também para todos que estão ao seu redor.
 -------------------------------------------------------------------------

Nível II

Escola Estadual de Ensino Fundamental João Ribeiro

Município: Novo Hamburgo

Nome do aluno: Paola Silveira Silva

Ano/série: 6ªsérie

Idade: 12 anos

Nome do professor: Patrícia Beatriz Lemes Bertoldo Scherer

Trabalho e Lazer

“Aproveite sua vida, saiba dosar trabalho e lazer, pois trabalho em demasia só traz benefícios nas fábulas do La Fontaine”. Do meu ponto de vista, acredito que é possível saber medir o trabalho e lazer.

Dificilmente você conseguirá aproveitar o lazer por completo sem dinheiro, um dos benefícios que o trabalho nos oferece.

Mas, existem, também pessoas que acham que o trabalho não é importante, que conseguem sobreviver sem ele. Na realidade essas pessoas preferem viver às custas de outros. Isso é bem comum hoje em dia, pois existem muitas pessoas que pensam que a vida é só lazer, alegria e acabam se esquecendo de algo importante: o trabalho. Aliás é dele que obtemos dinheiro. Por outro lado, há também as pessoas que só querem saber de trabalhar: fazem hora extra quase todos os dias e, muitas vezes, nem chegam a acompanhar o crescimento dos próprios filhos. Obviamente, esta também é uma conduta errada.

Está claro, portanto que não é fácil dosar trabalho e lazer. É muito importante trabalhar, pois o trabalho dignifica o homem. Mas, também é necessário saber a hora de se divertir e tirar um dia de folga. Quando será a sua?
-----------------------------------------------------------------------
Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio José de Fraga

Município: Portão

Nome do aluno: Milena Roese Jung

Ano/série: 5ªsérie

Idade: 11 anos

Nome do professor: Erica Pille

Só fábulas

Eu adoro fábulas porque são histórias que sempre transmitem algo de importante para nossa vida real.

Por exemplo, a fábula da Cigarra e da Formiga, que diz que devemos lutar pelo que queremos. Parados, não conseguiremos nada.

Tem a fábula de Leão e o Ratinho na qual aprendemos que a bondade, de alguma maneira, será recompensada.

A outra é a da Raposa e as Uvas, que fala que a gente não deve desprezar o que não alcançamos, mas devemos continuar tentando e nunca desistir.

Há também a Raposa e a Pantera, que fala sobre a importância da beleza interior de cada pessoa.

São esses conjuntos de fábulas que transmitem a importância de preservar valores na vida.
--------------------------------------------------------------------
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II

Município: Campo Bom

Nome do aluno: Luana Hermany

Ano/série: 5º ano

Idade: 10 anos

Nome do professor: Janaína Caetano Farias

Fábulas e filmes são importantes?

Para mim as fábulas são importantes.

Não são apenas histórias, pois elas tem uma moral que sempre me ensinam muitas coisas, como: “Quando a oferta é muita o santo desconfia”.

Fábulas não são apenas palavrinhas escritas ou frases com rimas, elas tem sempre um significado, tem sempre uma moral que me incentiva a fazer coisas que eu não fazia antes, coisas diferentes, com sentido.

Nos filmes é a mesma coisa. Uma vez eu assisti um filme que me conscientizou o quanto os amigos são importantes, pois eu não valorizava tanto as minhas amizades.

A arte das fábulas e filmes ativam nossa sensibilidade nos tornando melhores como pessoas.
----------------------------------------------------------------------
Nível I



Escola Municipal de Ensino Fundamental Klemens Bley

Município: Rolante

Nome do aluno: Vitória Eduarda Becker

Ano/série: 4º ano

Idade: 10 anos

Nome do professor: Patrícia Grings

A confusão do Espelho

No começo do texto “ A confusão do espelho”, fiquei com pena do homem porque não sabia quase nada e porque morava em uma casa esquecida, na mata.

O caso dele ter visto o espelho, acho que foi o destino. Afinal uma confusão dessas não acontece por acaso.

Na minha opinião ficou claro que não era o retrato do pai, pois era um espelho que refletia a própria imagem. Essa parte se tivesse um pouco de mistério ficaria legal.

Achei que o homem não iria deixar o comerciante explicar. O homem não entendeu porque devia ser teimoso e parecido com seu pai.

A atitude do comerciante foi legal, pelo fato do homem estar emocionado ao ver o retrato do pai. Acredito que ele guardou bem o espelho porque gostava de seu pai.

A decisão da mulher foi feia. Não podemos mexer nas coisas dos outros sem permissão.

A mulher ao se olhar no espelho, não percebeu que era ela. Ficou elogiando ela própria. Mas será que ela não fez isso só para chamar a atenção do marido? Na verdade creio que estava se achando linda.

Não achei certo o que ela fez, acusou o marido sem saber da verdade.

Quando a mulher chamou o homem com uns nomes cabeludos, estava um pouco precipitada. Temos que cuidar com o que falamos, depois de dito não dá para voltar atrás. A briga não devia ter iniciado.

A mãe deve ter ficado com dó da filha que estava chorando. Olhando por esse lado, nenhum dos dois tem razão, pois não sabiam que era um espelho.

A postura da mulher de contar tudo foi boa, porém não gostei que ela duvidou de seu marido.

O final achei engraçado. A mãe da mulher achou que a senhora do retrato já estava com os dois pés na cova. Mas sabia que era ela mesma.
------------------------------------------------------------------------
Escola Santos Dumont

Município: Campo Bom

Nome do aluno: Késia Pereira da Silva

Ano/série: 4º ano

Idade: 9 anos

Nome do professor: Deise Rafaela Scheffel

Qual é a graça em ser criança?

O bom em ser criança é ter amigos para brincar. Poder estudar em uma escola boa, ter uma professora muito legal e amiga. Ser criança também é legal, Por que ganhamos tudo o que precisamos, mas nem tudo o que queremos.

Eu já entendo, porque temos que passar pela fase de ser criança, pois é nesta fase, que nossos pais nos ensinam como viver. Imagine se quando nascêssemos estivéssemos na fase adulta, não daria para nossos pais nos ensinar, pois estariam muito velhos.

Ser criança é ser protegido por seu pai, por sua mãe, pois quando crescermos eles vão estar mais longe e não vamos estar tão protegidos.

E é por isso que é bom ser criança, crescer e aprender a viver neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário