sábado, 28 de agosto de 2010

Sugestões de atividades da oficina da professora Rose e da monitora Mirian

“O gato Vaidoso”


* Técnica “Mãos amarradas”;

*Leitura do texto “O gato Vaidoso”;

*Reflexão, comparando a dinâmica com a fábula;

*Análise das atividades realizadas frente à realidade existente dentro da sala de aula ou da escola (ex: um adolescente considera-se melhor que os outros por vestir roupas de “marca”.);

* Divisão dos alunos em grupos:

*Criação de gêneros diferentes a partir da leitura realizada (notícia, classificados, poemas, narrativa do ponto de vista da dona, entrevista com a dona dos gatos);

*Mural com todos os textos para o blog da escola.

“O sabiá e o quero-quero”

*Pesquisar notícias sobre a violência na escola;

* Criação de grupos e escolha da notícia que se destacou e exposição ao grande grupo;

*Leitura do texto “O sabiá e o quero-quero”

*Comparação (discussão) sobre as notícias e o texto;

*Identificar o sabiá e o quero-quero na escola;

*Produção textual: redigir uma notícia com um fato ocorrido na escola.

Valdir,Juliana, Rosana, Vera e Mírian

“A cigarra e a formiga”

*Selecionar 5 gravuras com pessoas realizando alguma atividade (alunos);

*Numerar as gravuras aleatoriamente;

*Identificar as gravuras que apresentam pessoas trabalhando;

*Pesquisar o significado da palavra “trabalho”. Copiar todas as definições no caderno;

*Retomar as gravuras, identificando em qual delas há, realmente pessoas trabalhando. Após justificar as escolhas feitas.

*Apresentação da fábula;

*Comentário e reflexão sobre o texto, levando em consideração a moral da fábula.

*Produção textual:

- Imagine que a cigarra viajou a Paris. Construa uma notícia, informando seu sucesso por lá;

*Criar uma apresentação no Power Point, dando dicas de como dosar trabalho e lazer.

“Hierarquia”

*Dividir a turma em grupos. Cada aluno deverá escrever em uma tira de papel, uma palavra que represente o seu “talento”;

*Apresentação ao grande grupo;

*Conversa informal;

Qual destes talentos é melhor? Todos têm o seu valor?

*Leitura da fábula;

*Comentário sobre o título da fábula;

*Ler o conto de Carlos Drummond de Andrade: “Serás Ministro”

*Construir um final para o conto;

-Ele conseguirá ter sucesso?

-Ele se acomodará no cargo que recebeu?

-E você, como daria a volta por cima?

*Descreva o encontro do rato com a lesma. Apresente-o de maneira diferente.

Márcia( Canoas), Cláudia Trein, Suzana Ferretto ( Picada Café)

O fazendeiro, seu filho e o burro”

*Oralidade: Questionar os alunos sobre como refletem e reagem diante dos comentários de amigos, colegas, vizinhos;

-Existe mudança de atitude, na maneira de pensar e interagir com os outros a partir do que os outros pensam a seu respeito;

-Se você pudesse ser outra pessoa, que seria? Por quê?

-O que vale mais? Ter uma boa aparência, representando o que não é, ostentando o que não tem,, ou assumir-se do jeito que é realmente, com qualidades e defeitos que lhe são próprios?

*Debate;

*Apresentação dos textos;

*Conversa sobre as leituras e relação sobre o que foi falado anteriormente;

* Pós-leitura;

*Solicitar aos alunos que relatem (oral e escrita) suas experiências positivas ou negativas que tenham afetado diretamente suas vivências.

-Quantas vezes assumimos o papel do fazendeiro e seu filho, ou até quem sabe o papel do burro, que muitas vezes foi carregado pelos outros. Será que também já não nos comportamos como a rã? Querendo ser o que não somos?

*Após os relatos, questionar os alunos sobre situações semelhantes que existe na mídia;

*Leitura de texto jornalístico, previamente escolhido, abordando a temática “ bullyng” e “cyber bullyng”;

*Produção textual: -Criação de uma música abordando o tema (paródia ou rap);

-Montagem de esquete que poderá ser apresentada em evento na escola;

-Noticiar a tragédia ocorrida com a rã.

Silvia Arnecke, Jussara Selau, Rejane Inês Blauth e Rosane Feltes

Confabulando sobre humildade e cooperativismo

1ª etapa: Estudo direcionado e interdisciplinar ( ciências) com a lista dos animais das fábulas “A rã e o boi” e “O sabiá e o quero-quero”

2ª etapa: conhecimento prévio

1ª fábula: “A rã e o boi”

2ª fábula: “O sabiá e o quero-quero”

3ª etapa: Leitura dos textos;

4ª etapa: Estudo comparativo;

*Com os termos: brejo, moribunda, réis x vintém, entre outros;

* com a estrutura: diálogos direto e indireto, organização dos parágrafos;

*com os elementos da narrativa;

5ª etapa: Produção textual;

*Elaborar um texto (fábula) em que serão alcançados dois objetivos:

I) atribuir à fábula “A rã e o boi” o mesmo “contorno” de valores presentes na fábula “ O sabiá e o quero-quero “( cooperativismo, humildade e reconhecimento das diferenças do outro);

II) formalizar o pedido de desculpas do sabiá ao quero-quero;

6ª etapa: publicação dos textos, nos meios em que a escola disponibiliza (blogs, jornalzinho...)



Vera Schlösser e Jorge Cesar B. Coelho

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