“O gato Vaidoso”
* Técnica “Mãos amarradas”;
*Leitura do texto “O gato Vaidoso”;
*Reflexão, comparando a dinâmica com a fábula;
*Análise das atividades realizadas frente à realidade existente dentro da sala de aula ou da escola (ex: um adolescente considera-se melhor que os outros por vestir roupas de “marca”.);
* Divisão dos alunos em grupos:
*Criação de gêneros diferentes a partir da leitura realizada (notícia, classificados, poemas, narrativa do ponto de vista da dona, entrevista com a dona dos gatos);
*Mural com todos os textos para o blog da escola.
“O sabiá e o quero-quero”
*Pesquisar notícias sobre a violência na escola;
* Criação de grupos e escolha da notícia que se destacou e exposição ao grande grupo;
*Leitura do texto “O sabiá e o quero-quero”
*Comparação (discussão) sobre as notícias e o texto;
*Identificar o sabiá e o quero-quero na escola;
*Produção textual: redigir uma notícia com um fato ocorrido na escola.
Valdir,Juliana, Rosana, Vera e Mírian
“A cigarra e a formiga”
*Selecionar 5 gravuras com pessoas realizando alguma atividade (alunos);
*Numerar as gravuras aleatoriamente;
*Identificar as gravuras que apresentam pessoas trabalhando;
*Pesquisar o significado da palavra “trabalho”. Copiar todas as definições no caderno;
*Retomar as gravuras, identificando em qual delas há, realmente pessoas trabalhando. Após justificar as escolhas feitas.
*Apresentação da fábula;
*Comentário e reflexão sobre o texto, levando em consideração a moral da fábula.
*Produção textual:
- Imagine que a cigarra viajou a Paris. Construa uma notícia, informando seu sucesso por lá;
*Criar uma apresentação no Power Point, dando dicas de como dosar trabalho e lazer.
“Hierarquia”
*Dividir a turma em grupos. Cada aluno deverá escrever em uma tira de papel, uma palavra que represente o seu “talento”;
*Apresentação ao grande grupo;
*Conversa informal;
Qual destes talentos é melhor? Todos têm o seu valor?
*Leitura da fábula;
*Comentário sobre o título da fábula;
*Ler o conto de Carlos Drummond de Andrade: “Serás Ministro”
*Construir um final para o conto;
-Ele conseguirá ter sucesso?
-Ele se acomodará no cargo que recebeu?
-E você, como daria a volta por cima?
*Descreva o encontro do rato com a lesma. Apresente-o de maneira diferente.
Márcia( Canoas), Cláudia Trein, Suzana Ferretto ( Picada Café)
“O fazendeiro, seu filho e o burro”
*Oralidade: Questionar os alunos sobre como refletem e reagem diante dos comentários de amigos, colegas, vizinhos;
-Existe mudança de atitude, na maneira de pensar e interagir com os outros a partir do que os outros pensam a seu respeito;
-Se você pudesse ser outra pessoa, que seria? Por quê?
-O que vale mais? Ter uma boa aparência, representando o que não é, ostentando o que não tem,, ou assumir-se do jeito que é realmente, com qualidades e defeitos que lhe são próprios?
*Debate;
*Apresentação dos textos;
*Conversa sobre as leituras e relação sobre o que foi falado anteriormente;
* Pós-leitura;
*Solicitar aos alunos que relatem (oral e escrita) suas experiências positivas ou negativas que tenham afetado diretamente suas vivências.
-Quantas vezes assumimos o papel do fazendeiro e seu filho, ou até quem sabe o papel do burro, que muitas vezes foi carregado pelos outros. Será que também já não nos comportamos como a rã? Querendo ser o que não somos?
*Após os relatos, questionar os alunos sobre situações semelhantes que existe na mídia;
*Leitura de texto jornalístico, previamente escolhido, abordando a temática “ bullyng” e “cyber bullyng”;
*Produção textual: -Criação de uma música abordando o tema (paródia ou rap);
-Montagem de esquete que poderá ser apresentada em evento na escola;
-Noticiar a tragédia ocorrida com a rã.
Silvia Arnecke, Jussara Selau, Rejane Inês Blauth e Rosane Feltes
Confabulando sobre humildade e cooperativismo
1ª etapa: Estudo direcionado e interdisciplinar ( ciências) com a lista dos animais das fábulas “A rã e o boi” e “O sabiá e o quero-quero”
2ª etapa: conhecimento prévio
1ª fábula: “A rã e o boi”
2ª fábula: “O sabiá e o quero-quero”
3ª etapa: Leitura dos textos;
4ª etapa: Estudo comparativo;
*Com os termos: brejo, moribunda, réis x vintém, entre outros;
* com a estrutura: diálogos direto e indireto, organização dos parágrafos;
*com os elementos da narrativa;
5ª etapa: Produção textual;
*Elaborar um texto (fábula) em que serão alcançados dois objetivos:
I) atribuir à fábula “A rã e o boi” o mesmo “contorno” de valores presentes na fábula “ O sabiá e o quero-quero “( cooperativismo, humildade e reconhecimento das diferenças do outro);
II) formalizar o pedido de desculpas do sabiá ao quero-quero;
6ª etapa: publicação dos textos, nos meios em que a escola disponibiliza (blogs, jornalzinho...)
Vera Schlösser e Jorge Cesar B. Coelho
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